1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Bauru é um sucesso

16/09/2016

tamanho do texto

Com um público bastante interessado, o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos do Hospital Unimed Bauru (HUB), realizado na sexta-feira 9 de setembro, foi um sucesso. O principal objetivo do encontro, organizado pela equipe do Serviço de Cuidados Paliativos do HUB, foi reunir a equipe de assistência para apresentar os conceitos e ações envolvidos no atendimento da área, oficializada na unidade em maio último.
A abertura do Simpósio contou com a presença do presidente da Unimed Bauru, dr. Roberson Antequera Moron. Em sua fala, ele destacou a importância do trabalho iniciado pela equipe de Cuidados Paliativos do HUB. Segundo o presidente, o médico cooperado José Roberto Ortega Júnior, coordenador do novo serviço, aceitou o desafio e o trabalho da equipe irá agregar qualidade ao atendimento realizado pela cooperativa aos seus clientes.
O evento começou com a palestra da médica oncologista e especializada em cuidados paliativos Nara Sahade Ortega, que abordou os “Conceitos, Diretivas e Panorama Atual de Cuidados”. Em seguida, falou o coordenador do Serviço de Cuidados Paliativos do HUB, dr. José Roberto Ortega Júnior, que tratou o tema “A Escolha do Fim: Abordagem sobre Espiritualidade em Cuidados Paliativos”.
A programação prosseguiu com a palestra “Manejo da Dor”, com o neurocirurgião Luís Gustavo Ducati. Ele destacou procedimentos já realizados no HUB que podem ajudar nos cuidados paliativos, especialmente no controle de dores em pacientes que já não respondem mais a medicamentos convencionais.
Após intervalo para almoço, o simpósio foi retomado à tarde com a psicóloga de Campinas Fabiana Marthes Molli Caron. Ela discorreu sobre a importância da equipe, com o tema “Cuidados Paliativos, uma Abordagem Multidisciplinar”.  O encerramento foi com a também psicóloga Stefania Giannonni, que abordou a “Comunicação de Más Notícias”.
O 1º Simpósio de Cuidados Paliativos arrecadou 110 pacotes de fraldas geriátricas doadas pelos participantes. Duas entidades receberam as doações: a Paróquia São José Trabalhador (15 pacotes) e a Igreja Pentecostal Só Jesus Salva (95 pacotes), do Parque Jaraguá.