O Serviço de Atendimento Referenciado de Autismo (SARA) da Unimed Bauru realizou seu 1º evento de Musicoterapia no dia 29 de novembro. Pensado com delicadeza e intenção, o evento reuniu 45 crianças e visou aproximar famílias, celebrar conquistas e valorizar o desenvolvimento dos pequenos atendidos pelo serviço.
A gerente do SARA, Marcela Paulin Fraile, explica que a musicoterapia é uma prática profundamente valiosa. “Oferecer cuidado qualificado, humano e contínuo às crianças e suas famílias é essencial para o desenvolvimento das terapias. E nós estamos alinhados com este propósito em nosso trabalho”, afirmou.
Caracterizada pela interdisciplinaridade, a musicoterapia mistura a música, terapia, psicologia, sociologia, biologia, dentre outras áreas, sendo um processo terapêutico e campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais para incentivar a comunicação, a autoexpressão, o atendimento humanizado e o estímulo as interações sociais e desenvolvimento de habilidades.
O encontro foi marcado pela gratidão à equipe multiprofissional e às famílias. Para a gerente, o vínculo construído no setor é o que sustenta cada avanço, “vibramos com vocês, cada conquista e cada evolução. Nós respiramos o SARA e essa missão com vocês”.
O evento deixa uma marca afetiva para todos os presentes e reafirma o compromisso institucional da Unimed Bauru em ampliar iniciativas de acolhimento, inclusão e qualidade de vida.
