Opções de privacidade

https://www.unimedbauru.com.br/storage/hospital-unimed-02.jpg

Hospital Unimed Bauru

Localizada na Avenida Doutor Arnaldo Prado Curvello, 10-110, Parque Santa Terezinha, a instituição atende beneficiários da cooperativa médica e clientes particulares.

Ícone de seta Ver mais

Perguntas Frequentes - Maternidade

A parturiente precisa apresentar no ato de internação os documentos pessoais (CPF, RG ou Carteira de Motorista, desde que seja o modelo novo, com foto), e o cartão de identificação do convênio.

Além disso, deverá apresentar os documentos obrigatórios para internação eletiva: a avaliação anestésica e guia de autorização do convênio, quando houver necessidade. Deve-se checar antes com a empresa para evitar problemas na hora da internação.

Todo o paciente deve ter um responsável por sua internação, que deverá fornecer todas as informações solicitadas, e apresentar seus documentos pessoais (RG e CPF). Esse responsável também tem que assinar os termos necessários para a internação.

Em caso de urgência ou parto natural a internação pode ser feita a qualquer hora, salvo as internações para cirurgias eletivas (que são pré-agendadas). Neste caso, o horário é pré-definido entre o médico responsável e a equipe do HUB, levando em consideração o agendamento e as necessidades de preparação para o procedimento.

Sugerimos deixar joias e itens de valor em casa, uso de adornos estéticos, como: cílios postiços, apliques de cabelo, unhas postiças e piercings, retirar sempre que possível, esses itens apresentam riscos significativos que podem comprometer a segurança do paciente como queimaduras, lesões oculares.

Importante estar com a carteirinha de pré-natal.

Pediatra: Escolher o profissional pediatra para recepcionar o bebê e acompanhamento do bebê no hospital.

O tempo médio de internação é de 48 horas.

Sim, a gestante tem direito de um acompanhante o tempo todo, de sua livre escolha, se o pai não puder acompanhar pode ser outro acompanhante de confiança da gestante.

Conforme Lei Federal n° 11.108 de 7 de Abril de2005 (Portaria n° 2.148 de 02/12/2005)

A lista abaixo é a sugestão mínima, ficando a critério de cada mamãe o que desejar levar a mais.

Mãe

2 Camisolas ou pijamas com abertura na frente

Calcinhas, evitar calcinhas muito "cavadas" ou pequenas, devido a necessidade de uso de absorvente pós-parto;

Sutiã próprio para amamentação

Produtos de higiene pessoal

Chinelo para banho

Chinelo para quarto

Bebê

03 Body

03 Mijões

03 Macacões

03 Pares de meias

01 Cobertor

01 Manta

02 Vira mantas (de preferência de algodão)

1 pacote fralda

Deixar a primeira troca separada, pois irá junto a mãe para a sala de parto ou centro cirúrgico.

Os registros podem ser feitos por empresas credenciadas junto ao Hospital Unimed Bauru, pois elas já são treinadas e capacitadas para essa finalidade. Para dúvidas ou mais informações, basta entrar em contato com o Serviço Social.

A gestante pode ter o apoio emocional e físico da doula/enfermeira obstetriz/ fisioterapeuta desde pré-parto, durante o trabalho de parto, e pós-parto. Para isso, é necessário que a doula/enfermeira obstetriz/fisioterapeuta esteja previamente cadastrada no Hospital Unimed.

Se parto cesárea ou vaginal, no centro cirúrgico é permitido somente um acompanhante, de escolha da gestante.

Se parto vaginal na sala de parto pode permanecer um acompanhante, mais equipe externa (doula, enfermeira obstetriz, fitoterapeuta) com devido cadastro prévio.

Alojamento conjunto: após o nascimento, os primeiros atendimentos ao bebê são feitos pelo pediatra e ambos são transferidos juntos para recuperação pós-anestésica em caso de cesariana e após para as acomodações, permanecendo juntos durante toda a internação, caso ambos tenham condições clínicas.

Durante a recuperação anestésica da mãe (em torno de 2 horas), o recém-nascido permanece acomodado junto a ela, sendo então ambos encaminhados para alojamento conjunto após alta da anestesia.

Testes de triagem neonatal realizados durante internação: o teste da orelhinha este realizado após 24 horas de vida do bebê, do coraçãozinho, da linguinha e do olhinho, que podem detectar déficit auditivo, cardiopatia, catarata congênita, entre outras patologias.

A equipe de assistência irá realizar a aplicação de vacinas indicadas para o recém-nascido - BCG e primeira dose da hepatite B, durante a internação.

BCG pode não ser realizada no hospital, quando os pais optam pelo teste do pezinho ampliado o qual é realizado por laboratórios particulares, será orientado na alta o agendamento para realização da vacina no posto de saúde, devido a não ser todo posto que tem vacina disponível. Verificar no pré-natal sobre o teste ampliados do pezinho, se irá realizá-lo ou não, e com pediatra que poderá indicar ou não a aplicação da vacina.

Documentos entregue pelo médico e equipe assistencial: receita médica (obstetra e pediatra), Declaração Nascido Vivo (para registro no cartório), carteirinha de vacina, e cartão RN.

Mãe deverá apresentar documento com foto no ato da alta dela e do bebê.

Recém-nascido deve permanecer com as pulseirinhas de identificação até o momento da alta.

Não esqueça do bebê conforto instalado no carro para a hora da alta, transportando assim o seu recém-nascido para a casa com segurança e evitando infrações de trânsito.