Opções de privacidade

Hospital Unimed Bauru promove arraial para seus pacientes, com apresentações musicais e brincadeiras

11 de jul de 2025

Recentemente, o setor de Hemodiálise do Hospital Unimed Bauru se transformou em um verdadeiro arraial. Bandeirinhas, músicas típicas, doces juninos, bingo e muita alegria tomaram conta do espaço durante todo o dia. Mais do que uma festa, o evento foi um gesto de carinho e acolhimento entre pacientes, a equipe multidisciplinar de hemodiálise e os artistas presentes.

A programação, cuidadosamente pensada pela equipe multiprofissional do setor, incluiu apresentações musicais com os cantores Pedro do Cordel e Marcelo Prado, que emocionaram com clássicos do baião, forró e canções populares.

O momento foi ainda mais especial para Jorge Prado, paciente que se alegrou ao ver o próprio filho, Marcelo, cantando na festa. “Gostei muito! E ver meu filho tocando também foi muito bonito”, disse ele. Marcelo também compartilhou sua alegria. “Foi uma grande satisfação poder proporcionar essa emoção tanto para o meu pai quanto para todas as pessoas que estavam ali.”

Para Neuza Aparecida Antonio, a manhã foi inesquecível. “Achei nota 1.000! Muito bom, maravilhoso. As meninas [da equipe] muito atenciosas, estava tudo perfeito.” Já Marielle Mendes de Arruda destacou como situações assim tornam o tratamento mais leve.  “A gente nem vê o tempo passar. Achei gostoso, legal. Um dia bem produtivo. Que venham mais assim!” diz.

A ação também contou com uma quadrilha improvisada, organizada pelos próprios colaboradores e pacientes, no período de tarde, que fizeram questão de entrar no clima junino. Um exemplo disso foi Maria Emília Santos Nobre, que, apaixonada por festas, veio caracterizada, com vestido xadrez e laços coloridos, encantando a todos à sua volta.

Além da diversão, o tradicional bingo distribuiu diversos brindes. Os pacientes receberam ainda lembrancinhas feitas com carinho, como pipocas doces e pirulitos.

Para o cantor, ativista e produtor cultural Pedro do Cordel, participar da ação foi transformador. “É uma experiência gratificante, que cura ambas as partes, porque realizar essa atividade é também uma terapia. Cada olhar, cada pessoa dançando e sorrindo traz uma sensação incrível” relata. A escolha da musicoterapia na ação reflete os benefícios que essa prática oferece, dentre eles o de proporcionar experiências de interação social.

A médica nefrologista Silvia Bettoni, integrante do setor de Hemodiálise, destacou a importância da mobilização coletiva para que o evento acontecesse. “A equipe faz tudo com muito amor. Desde as lembrancinhas até a busca por brindes, tudo é pensado com carinho. Esse ano, nos organizamos até para contratar músicos profissionais. Toda a equipe, psicóloga, assistente social, nutricionista, secretárias, técnicas de enfermagem, se envolve. Isso nos motiva a melhorar a cada ano, porque é uma alegria de mão dupla: para nós e para os pacientes.”

Além da Hemodiálise, outros setores do Hospital Unimed Bauru, como a Radioterapia e a Terapia Antineoplásica, contaram com festas juninas semelhantes. Confira alguns momentos na fotos.