As quedas representam um dos principais problemas de saúde pública entre a população idosa. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% dos idosos brasileiros sofrem pelo menos uma queda por ano, e aproximadamente metade desses episódios se repete.
Assim, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade de vida, o fortalecimento físico e o cuidado integral de idosos com alto risco de quedas, a Unimed Bauru inaugura, no dia 24 de janeiro, o Programa Passo Firme. A iniciativa oferece treinamento físico individualizado aliado a acompanhamento nutricional e psicológico.
Voltado a beneficiários da cooperativa com 70 anos ou mais que tenham sofrido algum episódio de queda nos últimos 12 meses ou que apresentem dificuldades de equilíbrio ao caminhar, o programa será realizado entre os meses de fevereiro e abril.
Durante esse período, os participantes contarão com acompanhamento multidisciplinar, incluindo atendimentos fisioterapêuticos semanais e consultas nutricionais e psicológicas mensais, realizados no setor de Medicina Preventiva.
Quedas em idosos
Estima-se que as quedas sejam responsáveis por cerca de 70% das mortes acidentais em pessoas com mais de 75 anos, além de figurarem entre as principais causas de hospitalização, perda de autonomia e institucionalização nessa faixa etária.
Diversos fatores contribuem para esse cenário, como a perda de força muscular, a diminuição do equilíbrio, alterações visuais, o uso de medicamentos e barreiras ambientais. A sarcopenia, por sua vez, está fortemente associada à redução da mobilidade e à instabilidade postural, contribuindo para a fragilidade e a dependência funcional dos idosos.
Inscrições
Serão disponibilizadas 30 vagas aos beneficiários da Unimed Bauru. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 19 e 21 de janeiro, pelo site da Unimed Bauru (www.unimedbauru.com.br), pelo telefone da Medicina Preventiva: (14) 3235-3317 ou WhatsApp (14) 99706-9383.
