No mês de janeiro, a cooperativa lançou o novo Manual do Colaborador, documento que reúne e consolida as principais diretrizes que orientam a atuação dos profissionais no ambiente de trabalho. O material contempla orientações sobre ética, conduta, segurança, direitos, deveres e processos internos, servindo como referência para o dia a dia dos colaboradores.
Organizado pelo Compliance, a atualização do manual contou com a participação de diversas áreas da cooperativa, entre elas Recursos Humanos, Jurídico, DPO, SOU/SESMT, GRC, Marketing, APS, Tecnologia da Informação, Ouvidoria, NSP e SGI/Qualidade.
O processo de revisão ocorreu entre os meses de abril e outubro e teve como foco a atualização dos conteúdos, a padronização das informações e o alinhamento às legislações vigentes, especialmente nos temas relacionados à Integridade, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Segurança da Informação e Segurança do Trabalho.
O documento oferece um guia claro e acessível para orientar os colaboradores sobre práticas responsáveis e seguras, alinhadas aos valores institucionais. Além de esclarecer direitos e deveres, o manual orienta a interação com processos e setores internos, contribuindo para um ambiente de trabalho mais organizado, transparente e eficiente.
Ao reunir informações sobre o uso de recursos corporativos, canais internos, normas de convivência e protocolos operacionais, o Manual do Colaborador auxilia na redução de dúvidas, evita retrabalhos e apoia a tomada de decisão no cotidiano profissional.
Para Thiago Gamonal, gerente de Ouvidoria e Compliance da Unimed Bauru, o manual representa “um componente estratégico da governança organizacional, que reforça o Programa de Integridade, mitiga riscos legais, promove o cumprimento das normas, fortalece a cultura ética e garante que todos os colaboradores atuem sob as mesmas referências”.