Opções de privacidade

Unimed Bauru promove Grupo Terapêutico Re-Viver com foco no cuidado integral durante a menopausa

Relógio 2 minutos
Por: Giulia Morais - estagiária em supervisão
6 de jan de 2026

Iniciativa da Atenção Personalizada à Saúde ofereceu acolhimento, informação e troca de experiências a mulheres em diferentes vivências dessa fase da vida

Durante os meses de outubro, novembro e dezembro de 2025, a Unimed Bauru realizou o Grupo Terapêutico Re-Viver, um espaço de apoio, escuta e educação em saúde voltado às vivências da menopausa.

Idealizada e conduzida pela área da Atenção Personalizada à Saúde (APS), a iniciativa reconhece que a menopausa vai além das transformações físicas, envolvendo também mudanças emocionais e cerebrais que impactam o cotidiano, o trabalho e as relações interpessoais.

O grupo contou com seis encontros, com duração média de 40 minutos cada, e a participação de seis mulheres. Ao longo das atividades, as participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, fortalecer vínculos e ampliar o autoconhecimento, em um ambiente seguro e acolhedor. A proposta reforçou a importância do cuidado integral, interdisciplinar e humanizado na atenção à saúde da mulher.

Os encontros reuniram uma equipe multiprofissional, composta por ginecologista, nutricionista, assistente social e psicóloga, que conduziram reflexões sobre temas essenciais dessa fase da vida.

A programação incluiu temáticas como: acolhimento e vínculo, corpo em transformação, sexualidade e relacionamentos, impactos da menopausa nas relações familiares e profissionais, qualidade de vida, manejo das emoções e autocuidado.

Segundo Jéssica Moreira Santos, coordenadora da Medicina Preventiva da Unimed Bauru, a experiência foi marcada por aprendizado e acolhimento. “Todos os encontros foram extremamente enriquecedores. Sob a mediação da psicóloga, pudemos compartilhar vivências sobre os desafios de conciliar a carreira com a menopausa, sendo uma realidade bem diferente das gerações passadas”.

Ela explica também que houve a participação de especialistas fundamentais, como a ginecologista que trouxe novas perspectivas de tratamento, a nutricionista que detalhou sobre as mudanças biológicas desta fase, além da assistente social que reforçou o impacto social e familiar do tema. Para ela, a experiência foi “uma jornada de muito aprendizado e acolhimento”, destaca.