No mês de setembro, o Hospital Unimed Bauru sediou o terceiro e último módulo do curso de cirurgia robótica, o In Service, etapa voltada à aplicação prática dos estudos, com treinamento em tecido.
Sob a supervisão do médico ginecologista, obstetra e coordenador operacional do curso, Alberto Sérgio Braud Sanches, e com o apoio da enfermeira Nayara Franciele Domingues Simeão, três médicos-alunos participaram do treinamento diretamente no robô instalado no centro cirúrgico do hospital: os cirurgiões gerais e de aparelho digestivo Vinícius Gutierrez Parise e Mário Augusto Marchesan, além do cirurgião geral e coloproctologista Otaviano da Silva Cardoso Felício.
Nesta fase, acompanhados por um cirurgião instrutor (proctor), os participantes receberam treinamento específico no manuseio de tecido, aprofundando seus conhecimentos nas técnicas de cirurgia assistida por robótica.
A cirurgia robótica é considerada um dos maiores avanços da medicina atual, proporcionando uma visão até 15 vezes mais precisa em comparação aos procedimentos convencionais. No Brasil, o número de cirurgias robóticas cresceu 500% nos últimos cinco anos, evidenciando a rápida expansão dessa tecnologia.
Na cooperativa, o impacto também é significativo: em apenas quatro anos, já foram realizadas 2.000 cirurgias robóticas, consolidando a instituição como uma das pioneiras no país.
Além disso, o hospital é referência em ensino, sendo um dos centros credenciados no estado de São Paulo para a formação em cirurgia robótica e conta com dois professores especialistas: o médico urologista e coordenador científico Aguinaldo Cesar Nardi e o ginecologista e obstetra Alberto Sérgio Braud Sanches, também coordenador operacional.
A formação oferecida pela Unimed Bauru possibilita que profissionais de diferentes especialidades adquiram experiência e aprimorem suas habilidades em técnicas cirúrgicas de alta precisão, beneficiando diretamente os pacientes. Atualmente 86 médicos, cooperados ou não da cooperativa, já concluíram o curso.