Hospital Unimed Bauru: Acreditado com Excelência

23/01/2020

tamanho do texto

Após passar por auditoria da empresa DNV-GL nesta semana, o Hospital Unimed Bauru (HUB) foi recomendado a manter a sua certificação "Acreditado com Excelência", da Organização Nacional de Acreditação (ONA) 3. "Essa avaliação demonstrou não só que estamos mantendo nossa qualidade, como também estamos nos superando no desenvolvimento de práticas seguras e integradas, com foco na qualidade e sustentabilidade", frisou o diretor superintendente do HUB, Roger Tedde Mansano.

Entre os dias 20 e 22 de janeiro, os auditores reuniram-se com lideranças e percorreram diversos setores da instituição. Entre eles, UTI Adulto e Infantil, Hemodiálise, Diagnóstico por Imagem, Hotelaria, Nutrição Clinica e Produção etc.

Esse trabalho foi feito com base no novo Manual da ONA, em vigor desde 2018. O resultado demonstra uma maturidade dos profissionais do HUB em relação à segurança e à qualidade no atendimento.

Na apresentação final, realizada no auditório do Centro de Estudos do HUB (Cehub), na manhã desta quarta-feira, o auditor Eduardo Ferraz enfatizou o foco por melhorias pela equipe do hospital. "Nossa percepção após a auditoria é que houve um salto maior da qualidade neste ciclo de avaliação".

Segundo ele, os avaliadores ficaram impressionados com o desempenho da equipe na busca por soluções inovadoras. "Sempre vale lembrar que ser inovador não é só apostar em novas tecnologias. É também evidenciar ideias sustentáveis que possam ser replicadas".

A auditoria resultou em seis "Superas", que são os pontos que transcendem as práticas habituais: plano de contingência para recuperação de dados da TI; critério de definição de obsolescência de equipamentos da Engenharia Clínica; metodologia para acompanhamento para uso seguro de equipamentos da Engenharia Clínica; controle de qualidade do diagnóstico por imagem; rota de socorro na deterioração clínica e política de gestão de Cuidados Paliativos.

A manutenção da infraestrutura do HUB e o envolvimento dos colaboradores na Gestão da Qualidade também foram destaques na avaliação da DNV-GL. Além disso, não foi anotada nenhuma não-conformidade.

Dessa maneira, a DNV-GL recomendou a manutenção da certificação ONA 3 para o Hospital Unimed Bauru. "De posse desse resultado brilhante, nós iremos recomendar vocês para a recertificação nível 3 – excelência em gestão - por mérito e pelo excelente trabalho", finalizou Eduardo.

O diretor técnico do HUB, João Luís Trentini, encerrou a reunião. "Em nome da diretoria, gostaria de agradecer a todos os colaboradores, cooperados e terceirizados pelo comprometimento e dedicação".