Infectologista da Unimed Bauru ministra aula sobre coronavírus

04/03/2020

tamanho do texto

O Hospital Unimed Bauru (HUB) realizou, na noite da última sexta-feira, dia 28, uma aula sobre coronavírus (COVID-19) para médicos e colaboradores da área da saúde. Ministrado pelo infectologista Edson Carvalho de Melo, coordenador médico do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do HUB e Presidente do Núcleo de Segurança do Paciente do HUB, o evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas.

Na ocasião, foi apresentado um panorama geral sobre o novo vírus no mundo, mostrando a incidência nos diversos países, índice de mortalidade nas faixas etárias, medidas de prevenção, protocolo de atendimento, entre outras coisas.

O HUB está com seu Plano de Contingência para Coronavírus em vigor, visando organizar o atendimento para dar o suporte necessário a seus beneficiários no combate a esta doença.

De acordo com o infectologista, o plano prevê uma série de ações para manter o fluxo de atendimento organizado e eficiente na triagem, diagnóstico e tratamento adequado aos doentes. "Nosso objetivo é atender de maneira apropriada e eficaz o paciente, garantindo a sua segurança e de todos os profissionais envolvidos", explica o médico.

Nenhum caso foi comprovado até agora em Bauru. "Como a doença está com registros em diversos países atualmente, nosso parâmetro de classificação de casos suspeitos também se alterou. Agora, qualquer paciente com sintomas respiratórios e que tenha vindo do exterior há 14 dias terá atendimento dentro do protocolo do Coronavírus", destaca o infectologista.