Hospital Unimed Bauru implementa transformação digital e conquista certificação HIMSS

23/12/2020

tamanho do texto

O Hospital Unimed Bauru conquistou a certificação da Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) estágio 6 recentemente, tornando-se um dos 18 hospitais brasileiros (apenas três são da cooperativa Unimed) a serem reconhecidos pela metodologia, considerada uma das mais importantes para auxiliar a transformação digital de unidades de saúde.

Com isso, o HUB passa a oferecer aos seus pacientes ainda mais segurança e eficácia no atendimento, com protocolos automatizados. "Uma das principais mudanças é a checagem beira-leito por meio de leitura do código de barras. Ali constam as principais informações sobre o paciente, como medicamentos que estão tomando (com indicação dos horários), tipagem sanguínea, alergias, etc.", explica o gerente administrativo do HUB, Marcus Vinicius de Oliveira Gomes.

Além de agilizar os cuidados, ainda reforça a segurança no atendimento, já que tudo é feito com informações precisas e digitalizadas (circuito fechado da administração de medicamentos).

Paralelamente a isso, a certificação trouxe uma outra importante consequência para o HUB: o reforço da sustentabilidade, já que a digitalização dos processos permite maior economia de papel e, consequentemente, menor impacto ambiental.

Outros benefícios que a adoção da tecnologia conferiu foi a disponibilização de painéis online com gestão à vista, em todas as unidades. "Depois que as rotinas foram informatizadas, as informações do paciente passaram a estar disponíveis em tempo real, o que proporciona a elaboração de painéis com indicadores e o monitoramento mais seguro e eficiente", ressaltou Gomes.

A auditoria foi feita no dia 3 de dezembro. A equipe de auditoria presencial foi constituída pelo Dr. Leandro Miranda e pelo Sr. Carlos Nestor, com o suporte da Sra. Isabel De Jesus Simão pela HIMSS Analytics LATAM.

A visita foi concluída com uma sessão de encerramento durante a qual os auditores que realizaram a visita indicaram pontos fortes, de atenção e recomendações para melhorias. O hospital foi ainda informado da recomendação dos auditores quanto à candidatura, a qual foi enviada ao Auditor Sênior da HIMSS, Sr. Philip Bradley.

A certificação HIMSS Analytics é uma das mais difíceis de serem obtidas e possui oito níveis, em uma escala de 0 a 7, sendo que a instituição apenas pode realizar a divulgação deles - conhecidos como Electronic Medical Record Adoption Model (EMRAM) -, a partir do nível 6. E, para chegar ao último patamar, o nível 7, é preciso ser um hospital totalmente digital, ou seja, sem papel (paperless).

Sobre a HIMSS

Fundada na década de 1960, em Chicago (EUA), a Health Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics é uma das associações internacionais de maior prestígio mundial no setor de saúde. Um de seus grandes objetivos é incentivar a adoção do uso da Tecnologia da Informação nos hospitais em todos os processos, em especial aqueles ligados diretamente à assistência.