Unimed Bauru lança programa de alerta para prevenção do câncer de mama

26/02/2021

tamanho do texto

Nada como um bom alarme para ajudar a lembrar nossas tarefas diárias, não é mesmo? Pensando nisso, o setor de Medicina Preventiva da Unimed Bauru criou o programa Alerta-Prevenção. Trata-se de um lembrete que será enviado a todas as beneficiárias com idade entre 50 e 69 anos que ainda não realizaram os exames preventivos do câncer de mama. "Essa ação tem por objetivo reduzir a incidência de câncer, promovendo e incentivando em nossos clientes a cultura de fazer os exames preventivos", ressalta o médico José Mecca Guerin, da Medicina Preventiva.

O Alerta-Prevenção começa no próximo dia 2 de março. As beneficiárias da faixa etária em questão, que não fizeram exames de ultrassonografia de mama ou mamografia nos últimos dois anos, receberão um SMS lembrando que seus exames preventivos estão em atraso.

A mensagem terá um link, que dará acesso a um documento com esclarecimentos sobre o programa, importância do exame preventivo e como proceder para atualizá-lo. O envio de alertas será trimestral, nos meses de março, junho, setembro e dezembro. "Segundo o Instituto Nacional do Câncer, a realização da mamografia a cada dois anos, por mulheres entre 50 e 69 anos, pode identificar lesões na mama antes que elas se tornem câncer. Isso permite uma intervenção mais simples e rápida para a paciente", explica o médico.

Ao receber o lembrete, a beneficiária deverá marcar consulta com o seu ginecologista ou mastologista. O médico irá avaliar a paciente e solicitar a realização do exame necessário para prevenção.

Levantamento feito pelo setor de Medicina Preventiva da Unimed Bauru mostrou que 48% das beneficiárias na faixa etária de 50 a 69 anos não tinham realizado os exames preventivos nos últimos dois anos.