Hospital Unimed Bauru chega aos 22 anos superando os desafios da Covid com planejamento, investimentos e foco na segurança

21/10/2021

tamanho do texto

Amanhã, o Hospital Unimed Bauru (HUB) completa 22 anos. Nestas mais de duas décadas de existência, os maiores desafios ocorreram nos dois últimos anos, com o advento da pandemia de Covid-19. “Foi um período de trabalho intenso, esforços redobrados de toda a nossa equipe médica e de colaboradores, o que nos gerou aprendizados e muitas vitórias”, destaca o diretor superintendente do HUB, o médico Roberson Antequera Moron.

De março de 2020 a outubro de 2021, a instituição realizou 1.494 internações de pacientes com a doença provocada pelo coronavírus. Desse total, 1.115 (75%) tiveram a chamada “alta curada”, ou seja, saíram do hospital recuperados da enfermidade. “Foi uma batalha árdua, por ser uma doença nova e que atingiu rapidamente todo o mundo. Nossos médicos e colaboradores tiveram uma dedicação intensa para oferecer o melhor tratamento disponível aos nossos pacientes”, frisa Moron.

O presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho, salienta que a cooperativa não poupou esforços para estruturar o hospital durante a pandemia. “Adquirimos os equipamentos necessários, como ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, materiais para suporte ventilatório e bombas de infusão, e conseguimos atender 100% das necessidades dos pacientes”, explica.

Os investimentos foram estratégicos em todas as áreas, com diversas negociações com fornecedores, o que permitiu ao hospital permanecer abastecido com os medicamentos necessários ao longo desses 21 meses. O mesmo vale no quesito Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que garantiram a segurança dos profissionais que atuaram na linha de frente.

“Atendemos todos os pacientes que nos procuraram e nunca faltaram vagas. Com adequações em estrutura e treinamento das equipes, fomos nos adaptando bem a cada fase da pandemia”, destaca Agostinho.

Estrutura remodelada

Para promover o atendimento de maneira segura para pacientes e colaboradores, foram criadas alas próprias no HUB para atendimento Covid, com separação de ambientes, clínicas especialmente isoladas para atendimento de pacientes de baixa, média e alta complexidade em relação à gravidade da doença. Obedecendo às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foram instalados Filtros HEPA (específicos para evitar a disseminação no ar do coronavírus) em todos os quartos da clínica. Esses espaços ainda foram estruturados para se transformar em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com monitores cardíacos, bombas de infusão e máquinas de hemodiálise.

“Dessa forma, quando o paciente precisou de uma intervenção intensiva, recebeu todos os cuidados no ambiente em que estava, sem necessidade de se deslocar pelo hospital”, comenta Moron.

Equipe capacitada

Os treinamentos para atender a demanda da Covid-19 começaram antes mesmo do primeiro caso ser registrado no Brasil. Médicos e profissionais de saúde organizaram protocolos de atendimento e receberam capacitação para se adequar ao novo cenário durante os meses de janeiro e fevereiro de 2020. “Além disso, investimos em contratações de diversos profissionais, tais como enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, fisioterapeutas e recepcionista. E ampliamos os serviços terceirizados da higiene e limpeza”, ressalta Moron.

 

Cuidados continuam

A pandemia deu uma trégua, mas os cuidados continuam em alta no HUB. Ainda são feitos check lists em todos os pacientes e acompanhantes para identificar possíveis suspeitos da doença. A higienização das mãos, tão importante para evitar a transmissão da doença, segue como grande aliada e é motivo de campanhas internas constantes. “Mantemos todos os protocolos ativos de tratamento da Covid”, salienta Moron.

 

Saiba mais:

Internações totais: 1.494

Altas curadas: 1.115

Ano 2020 - Atendimentos PA Adulto: 18.548        PA Infantil: 2.877

Ano 2021 - Atendimentos PA Adulto até 18/10: 28.395        PA Infantil: 7.976

 

O número máximo de atendimentos na unidade de internação Covid desde o início da pandemia foi 1.571 no mês de junho/2021, sendo 830 em regime de UTI e 741 em enfermaria.

Já o total de atendimentos nos PAs foi 5.633, sendo 4.898 no PA Adulto e 735 no PA Infantil.