CDU completa 5 anos e se consolida como referência em saúde ambulatorial na região

04/08/2022

tamanho do texto

Trazer para Bauru um modelo de saúde ambulatorial baseado no que há de mais moderno e dinâmico nos grandes centros americanos, unindo tecnologia e qualidade de atendimento. Essa era o sonho dos diretores e cooperados da Unimed Bauru, que se tornou realidade no dia 5 de agosto de 2017.

O Centro de Diagnóstico Unimed (CDU) foi inaugurado nesse dia, com a presença de diversas autoridades, convidados, imprensa e a visita do então governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O empreendimento foi planejado para revolucionar o atendimento médico na cidade, colocando à disposição dos beneficiários um complexo de saúde com consultórios de diversas especialidades e salas de exames de alta tecnologia”, explica o presidente da cooperativa, Aparecido Donizeti Agostinho.

Ele salienta que a ideia era complementar a já excelente rede de atendimento da Unimed Bauru, que conta com centenas de clínicas e laboratórios. “O CDU veio para somar. Projetado para atender milhares de pessoas por mês, é uma alternativa de atendimento aos nossos beneficiários e um espaço inovador, moderno e estruturado para nossos cooperados receberem os seus pacientes”, frisa.

Hoje cerca de 80 mil pessoas passam por mês pelo complexo de atendimento. São 92 consultórios médicos das mais diversas especialidades (30, no total), distribuídos em um prédio de 10 andares, que conta ainda com centro cirúrgico ambulatorial, onde são realizados procedimentos de pequeno e médio portes, que não necessitem de internação.

O CDU conta também com uma área específica para análises diagnósticas, com equipamentos modernos para a realização de exames como tomografia computadorizada, ressonância magnética, estudos fisiológicos, raios X, ultrassonografia, testes cardíacos, endoscopia, colonoscopia, espaço de saúde da mulher, laboratórios de análises clínicas e genéticas, entre outros.

Num único local, o beneficiário consegue realizar consulta com especialistas e os exames solicitados, tudo de forma rápida e prática.

“No último ano, realizamos mais uma expansão do prédio, com a construção de uma terceira ala do CDU localizada na parte posterior, que chamamos de ‘ala verde’. Ali temos consultório odontológico da Unimed Odonto e espaços personalizados de atendimento, como o Saúde Ocupacional Unimed (SOU), o Serviço de Atendimento Unimed Domiciliar (SAUD), o setor de Medicina Preventiva e o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (SARA)”, explica o diretor técnico do CDU, Roger Tedde Mansano.

Para melhor atender aos beneficiários, o CDU disponibiliza dois subsolos de estacionamento – um para clientes e outro para cooperados, além de brinquedoteca, e cafeteria.

 

 

 

Prédio verde

Ao projetar o CDU, a Unimed se preocupou em desenvolver um prédio dentro dos preceitos de sustentabilidade, com respeito ao meio ambiente e focando na economia e no reaproveitamento dos insumos.

Para isso, desenvolveu um sistema de captação de água do ar-condicionado, lâmpadas de LED e sistema econômico de refrigeração de ar. Além disso, possui a maior estação de produção de energia solar instalada em Bauru, com capacidade para produzir 104kW.

“A Unimed tem a preocupação e o compromisso de zelar pela qualidade de vida e tudo isso começa no cuidado com o ambiente onde está instalada.”, destaca Mansano.

 

CDU em números

* 23 mil metros quadrados de área construída

* 426 médicos atendendo

* 92 consultórios

* 30 especialidades atendidas

* 26 salas para exames

* 6 salas para cirurgias

* 1 laboratório de análises clínicas

* 1 laboratório genético