Hospital Unimed Bauru divulga cartilha sobre segurança em exames com radiação

11/03/2013

tamanho do texto

Com a finalidade de esclarecer e orientar, o Hospital Unimed Bauru passou a distribuir entre seus clientes uma cartilha sobre segurança em radiação médica. O enfoque principal é alertar os pais sobre a prevenção aos riscos do excesso de exames com fontes de radiação em crianças.
Embora sejam amplamente utilizados, exames com fonte de radiação _ como raio x e tomografia computadorizada _ devem ser realizados apenas com orientação médica. Não há evidências conclusivas de que a radiação usada em exames cause câncer ou outros problemas, mas a exposição rotineira pode levar a um risco cumulativo.
Pensando em evitar qualquer possível dano, a direção do Hospital Unimed divulga na cartilha dados sobre as principais fontes de radiação médica e sua equivalência em dias de radiação natural. Uma radiografia de tórax, por exemplo, equivale a um dia de radiação natural ou radiação de fundo, como também é chamada. Já uma tomografia de crânio equivale a cerca de oito meses de radiação natural.
Os pais devem ficar atentos para evitar múltiplas exposições radiológicas em crianças. Se o caso necessitar de mais de um especialista, raios x e tomografias já realizados devem ser levados para análise. Além disso, a cartilha orienta que as dúvidas sobre a necessidade ou não do exame para o diagnóstico devem ser tiradas com o médico que solicitou.