Workshop "Atenção Primária" reúne mais de 20 Unimeds em Bauru

29/10/2013

tamanho do texto

O Centro de Estudos do Hospital da Unimed Bauru sediou, na última segunda-feira (28/10), o workshop “Atenção Primária Unimed”. O evento reuniu cerca de cem representantes do Sistema Unimed para discutir o novo modelo de atendimento à saúde. Diretores de singulares Unimed e da Federação Unimed do Estado de São Paulo (Fesp) trocaram experiências sobre o projeto-piloto que já está sendo implantado.
Bauru é uma das sete Unimeds de todo o País a participar do projeto-piloto gerido pelo Centro de Qualidade e Inovação em Saúde (CQIS) da Unimed do Brasil. O novo modelo propõe trabalhar a prevenção para evitar e detectar precocemente os problemas de saúde. Para o presidente da Unimed Bauru, dr. Orlando Costa Dias, o workshop foi a oportunidade de refletir sobre o futuro do trabalho médico.
No Workshop “Atenção Primária”, as Unimeds de Bauru, Guarulhos, Americana e Jaboticabal apresentaram seus projetos e dados levantados até agora. Destacaram quais têm sido as dificuldades e também os resultados positivos. Com a organização do vice-presidente da Unimed Bauru, dr. Roberson Antequera Moron, o evento teve a mediação do coordenador do CQIS, dr. Paulo Borem, que colaborou com o esclarecimento das principais dúvidas.    
O workshop teve como convidado o professor da Universidade de Harvard, dr. Robert Janett. Ele falou sobre sua proposta “Atenção Primária 3.0” e também mostrou experiências bem sucedidas, orientando sobre a necessidade dos médicos reorganizarem as equipes de seus consultórios. Outro ponto importante, focado pela psicóloga e gerontóloga Sandra Vaz Lisboa, foi a importância de despertar e orientar os pacientes sobre as vantagens do novo modelo.
O encontro mostrou que há grande interesse das Unimeds da região no assunto. O diretor de Desenvolvimento Humano e Institucional da Fesp, dr. Péricles Taqueshi Otani, garantiu aos presentes que haverá mais eventos direcionados a ampliar a divulgação do modelo de Atenção Primária para as Unimeds de São Paulo.