Assistência farmacêutica

tamanho do texto

Tomar medicamento é coisa séria! Por isso, fique atento a essas informações:
Medicamentos são produtos usados na:
• Prevenção e tratamento de doenças;
• Alívio de sintomas;
• Controle de doenças crônicas (por exemplo, pressão alta, diabetes, asma, etc);
• Auxílio no diagnóstico de doenças (por exemplo, contrastes utilizados em radiologia e outros exames).

Antes de aderir ao tratamento medicamentoso, é importante saber que há medidas que podem auxiliar na prevenção e cura de doenças como, por exemplo:
* Manter uma alimentação saudável, sem excesso de sal, açúcar e gorduras;
* Praticar atividades físicas;
* Ter sempre uma boa noite de sono;
* Tomar bastante água ao longo do dia;
* Não fumar;
* Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Cuidado com a automedicação!

Evite tomar remédios por conta própria ou por indicação de familiares, amigos ou conhecidos. O que é bom para uma pessoa pode não ser bom para outra.
Procure um médico ou farmacêutico antes de tomar um remédio e informe se você é alérgico a alguma substância, se está ou pretende engravidar, se amamenta e se já teve alguma reação adversa anteriormente. Tais informações são muito importantes no momento da prescrição fazendo com que seu tratamento seja mais eficaz.
Todo medicamento tomado de forma incorreta pode acarretar danos à saúde e, em casos mais graves, até levar à morte.


Se tiver dúvidas, procure orientação dos farmacêuticos da Unimed Bauru.
Entre em contato através do e-mail: farmacêutico@unimedbauru.com.br

• Dê preferência pela água. Lembre-se: nem todo medicamento pode ser tomado com leite, sucos de frutas ou mesmo com alimentos. Tome-o com um copo cheio de água (200ml), nunca com refrigerante, chá, café ou bebida quente;
• O alívio da dor ou o desaparecimento dos sintomas não significa a cura da doença. A interrupção do tratamento antes do prazo informado na receita pode resultar em agravamento do problema;
• Leia a bula com atenção;
• Evite tomar medicamento quando estiver deitado;
• Os medicamentos homeopáticos devem ser tomados longe das refeições e da escovação dos dentes;
• Use sempre seus medicamentos conforme a receita, as informações da bula e as orientações do profissional de Saúde. Não abra cápsulas, não quebre ou tente dividir comprimidos. Tais ações podem comprometer o efeito do medicamento;
• Na dúvida pergunte ao farmacêutico sobre como o medicamento deve ser tomado;
• Sempre tire suas dúvidas em relação aos medicamentos com um profissional da Saúde;
• Se estiver utilizando mais do que três medicamentos, faça planilhas e esquemas para facilitar a administração;
• Cápsulas e drágeas não devem ser trituradas ou amassadas, mas existem exceções, se for necessário, o profissional irá orientá-lo;
• Em caso de soluções, xaropes e emulsões, sempre utilizar os medidores que acompanham a medicação, nunca utilize utensílios domésticos para este fim.

Os antitérmicos, também conhecidos como antipiréticos, são medicamentos usados no controle da temperatura corporal, utilizados para combater a febre, inibindo o mecanismo que eleva a temperatura corporal.
Febre não é doença por si só, mas sim manifestação de uma série de agravos à saúde. Por isso, em primeiro lugar, é fundamental descobrir a causa da febre para que o manejo não se limite a reduzir a temperatura. Muitas vezes a automedicação com intuito de diminuí-la contribui para o mascaramento da doença e o retardo no diagnóstico.
No controle da febre, em primeiro lugar, são indicados tratamentos não medicamentosos
como resfriamento corporal (banho e compressas mornas etc.) e ambiental (por exemplo, arejamento do quarto), retirada de roupas e abundante hidratação.
Se mesmo assim a febre persistir, aí sim pode-se administrar os antitérmicos.
Dentre os erros frequentemente cometidos com antitérmicos, figuram seu uso em qualquer elevação de temperatura corporal, sem considerar a variação de temperatura natural do nosso organismo (entre 36º C no início da manhã e 37,5º C ao fim da tarde).
Como antitérmicos são adquiridos sem necessidade de prescrição médica, o desconhecimento do tempo de ação para se iniciar o efeito conduz à falsa ideia de que alguns antitérmicos não sejam tão eficazes, exigindo a administração de outro agente para supressão da febre. O uso indiscriminado de antitérmicos pode causar hipotermia e o mascaramento da doença.
Antes de tomar qualquer medicamento, procure o médico e o farmacêutico.

Os anti-hipertensivos são uma classe de fármacos utilizados no tratamento da hipertensão.
Normalmente, a hipertensão é definida como a pressão arterial acima de 14/9 e é considerada grave quando a pressão está acima de 18/12.
Em geral, a pressão arterial elevada não tem sintomas. Ao longo do tempo, se não for tratada, poderá causar problemas de saúde, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos pode ajudar a baixar a pressão arterial.
Vale levar em consideração que são necessários exames específicos para o diagnóstico e escolha do medicamento para que o tratamento seja eficaz.
Gestantes devem ter maior atenção ao aumento da pressão arterial e sempre consultar o obstetra sobre qual medida para controlar a pressão deve ser tomada.
Muitas vezes medidas não medicamentosas como alimentação balanceada, redução de sal e controle do peso já são suficientes.
ATENÇÃO – Algumas classes de medicamentos são contraindicados para pacientes com diabetes já que tem efeito hipoglicemiante.

Dislipidemia é o aumento elevado de gorduras no sangue.
Geralmente não causa sintomas. Esta doença aumenta a chance de entupimento das artérias (aterosclerose) e de ataques cardíacos, acidente vascular cerebral ou outros problemas circulatórios, especialmente em fumantes. Em adultos, geralmente é relacionada a obesidade, alimentação inadequada e falta de exercícios.
Alimentação saudável, exercícios físicos e medicamentos hipolipemiantes podem ajudar a prevenir complicações.
O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue.
O tratamento inclui redução na ingestão de alimentos ricos em gordura, como laticínios, óleo e carne vermelha, para melhorar a saúde cardiovascular; mudanças no estilo de vida, como prática de atividade física; e medicações.
Consulte um médico de confiança para receber orientações adequadas, não aceite e não use o mesmo medicamento que parentes e amigos estão tomando. Nem sempre a indicação será a mesma.

Hipoglicemiantes ou antidiabéticos são medicamentos usados no tratamento da Diabetes Mellitus para diminuir a quantidade de glicose no sangue.
A insulina é sempre usada no tratamento de pacientes com diabetes tipo 1, mas também pode ser usada em diabetes gestacional e diabetes tipo 2 (quando o pâncreas começa a não produzir mais insulina em quantidade suficiente)

Diabetes Tipo 1
Doença crônica em que o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina.
Geralmente, ocorre na adolescência.
Os sintomas incluem sede excessiva, micção frequente, fome, cansaço e visão turva.

Diabetes Tipo 2
Doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar do sangue (glicose).
Com o diabetes tipo 2, o corpo não produz insulina ou cria resistência à insulina.
Os sintomas incluem aumento da sede, micção frequente, fome, cansaço e visão turva. Em alguns casos, pode não haver sintomas.
O diagnóstico de Diabetes Mellitus é confirmado laboratorialmente por exames que são solicitados pelo Médico. Tais exames definem as categorias de tolerância à glicose e o diagnóstico de Diabetes Mellitus.

OS SEGUINTES SINAIS E SINTOMAS DEVEM ALERTAR PARA A POSSIBILIDADE DE DIABETES MELLITUS:
- Aumento da sede
- boca seca
- Fraqueza
- micção frequente
- visão turva
- Alteração em exames clínicos.

TRATAMENTO
O tratamento do paciente diabético tem como objetivo a redução de complicações
inerentes à doença e evitar descompensações que coloquem o indivíduo em risco de vida,
além de aliviar os sintomas. É proposto que medidas não farmacológicas sejam implementadas em todos os pacientes, como a prática de exercícios físicos e dieta balanceada. O tratamento farmacológico será avaliado de acordo
com alguns critérios.
Em alguns casos, o médico indicará no lugar ou junto com medicamentos de via oral o uso de insulinas, que são medicamentos injetáveis.

Orientações para fazer a aplicação de insulina:

Escolher o local onde será feita a aplicação (barriga, coxa, braço ou glúteo)
• Passar o álcool 70% com um movimento único no local escolhido para aplicação;
• Fazer uma prega subcutânea utilizando apenas os dedos polegar e indicador;
• Manter uma pequena distância do ponto de aplicação e inserir a agulha com um movimento rápido;
• Empurrar o êmbolo (ou botão no caso de caneta) para injetar a insulina;
• Esperar 5 segundos no caso de seringa e 10 segundos no caso de canetas antes de retirar a agulha da pele e, em seguida, soltar a prega subcutânea.
É importante ressaltar que o ângulo de 90 graus não é indicado para todos os locais de aplicação. Se a área do corpo tem menos gordura, a aplicação deve ser feita em um ângulo de 45 graus para evitar injeção intramuscular. A escolha do ângulo para inserir a agulha no corpo depende do tipo físico, local de aplicação e comprimento da agulha. O farmacêutico pode ajudar a determinar o melhor ângulo para aplicação de insulina de acordo com o perfil do paciente.

• O tratamento sendo ineficaz acarretará no prolongamento ou piora da doença, aumento das reações adversas e consequências negativas para o paciente;
• Quem realmente necessita da terapia medicamentosa pode ser prejudicado, caso ocorra a falta do medicamento;
• O sistema de saúde tande a ficar congestionado, uma vez que o paciente pode necessitar de novas consultas e até mesmo internações hospitalares;
• O meio ambiente será afetado com o descarte inadequado dos medicamentos;

• Ao adquirir o medicamento, solicite ao farmacêutico orientações sobre como guardá-lo.;
• Leia as instruções na bula e na embalagem com atenção, elas devem orientar como guardar e conservar o medicamento;
• Os medicamentos devem sempre ser protegidos da luz, da umidade e do calor;
• No caso de medicamentos termolábeis, esses devem ser guardados em caixa plástica fechada, na parte interna da geladeira (nunca na porta) para evitar variações de temperatura;
• Não deixe os medicamentos no banheiro, na cozinha ou no carro;
• Mantenha os medicamentos em locais protegidos, e longe de alimentos, de produtos químicos e de produtos para limpeza;
• Os medicamentos homeopáticos devem ser guardados longe de fontes de radiação (eletromagnética, raios-x, celulares) e de odores fortes;
• Não troque nem guarde a bula de um medicamento na caixa de outro;
• Não amasse ou corte as cartelas dos medicamentos, para não perder suas informações ou mesmo dificultar sua identificação;
• Não reutilize frascos ou recipientes vazios de medicamentos para outros fins e nem use outros recipientes para guardar medicamentos;
• Lembre-se que alguns produtos exigem cuidados especiais no armazenamento. Essa informação pode ser obtida na embalagem ou na bula do produto. Sempre consulte o farmacêutico sobre como guardar seus medicamentos.

• Não jogue medicamentos na lixeira ou no vaso sanitário, porque eles podem contaminar o meio ambiente;
• Alguns medicamentos, após serem abertos ou preparados, têm sua validade diminuída. Por isso, é importante fechar bem a embalagem após seu uso. Consulte o farmacêutico sobre a validade do medicamento após ser aberto;
• Jogue fora, em local apropriado, as “sobras” dos medicamentos líquidos tão logo o tratamento seja concluído, mesmo que ainda esteja dentro do prazo de validade. O ato de abrir/fechar o frasco ou recipiente a cada uso favorece a contaminação do produto, o que poderá causar danos à saúde caso o medicamento volte a ser utilizado;
• Para descartar os medicamentos, você deve levá-los a um posto de coleta. Muitas vezes, farmácias, drogarias e postos de saúde possuem esse serviço.

Você sabia?
Na farmácia Unimed Bauru você pode descartar seus medicamentos de forma segura.

Gestantes e Lactantes
Gestantes só devem utilizar medicamentos (incluindo os fitoterápicos e homeopáticos) sob prescrição de profissional habilitado, pois muitos deles podem ser prejudiciais à sua saúde e à saúde do bebê.
Lembre-se de que muitos medicamentos usados pela mãe passam para o bebê através do leite materno, podendo causar problemas à criança.

Crianças
Nem todo medicamento para adultos pode ser utilizado por crianças. É importante orientar as crianças quanto ao perigo do uso de medicamentos e para a necessidade de perguntar a um adulto no caso de dúvida, evitando que possam confundir medicamentos com doces ou balas, por exemplo.

Idosos
Os medicamentos atuam de forma diferenciada nos idosos, aumentando os riscos de intoxicação e de efeitos indesejados. Preste atenção nas queixas e nos desconfortos, principalmente aquelas que são diferentes dos sintomas ou sinais da doença tratada.
Em pessoas idosas com problemas de visão e de memória são frequentes as confusões com medicamentos, principalmente os que têm forma ou aspecto semelhante e embalagens parecidas. Ajude-as, colocando informações sobre os medicamentos que elas estão utilizando (as doses, os horários de administração e o modo de usar) em local visível, de maneira simples, clara e de fácil leitura.

Data da publicação: agosto/2022

Referências:


https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/uso_racional_medicamentos_temas_selecionados.pdf
https://www.saudedireta.com.br/docsupload/1340110014diabetes.pdf
https://www.bd.com/pt-br/our-products/diabetes-care/diabetes-learning-center/diabetes education/how-to-inject-insulin