Oncologia do Hospital Unimed Bauru muda fluxo e reforça segurança no atendimento 

30/04/2020

tamanho do texto

O tratamento contra o câncer não pode parar, mesmo em tempos de pandemia. Os pacientes oncológicos precisam seguir as recomendações médicas com relação a consultas, exames, químio e radioterapia.

Os setores de Quimioterapia e Radioterapia do Hospital Unimed Bauru continuam recebendo normalmente seus pacientes. E, para isso, reforçaram ainda mais os protocolos de atendimento, adotando medidas extras de segurança.

As médicas Nara Sahade Ortega (oncologista) e Tatiana Taba Fuzisaki Nakandakare (radio-oncologista) do HUB destacam que os fluxos de atendimento foram revistos para proporcionar ao paciente a continuidade do tratamento.

Na Quimioterapia, por exemplo, a retirada de comprimidos (tanto para químio quanto para hormonioterapia) é feita sem a necessidade de se adentrar ao prédio. “O farmacêutico do setor faz todo o procedimento e leva até o paciente os medicamentos no estacionamento”, explica.

No caso da hormonioterapia, já está sendo entregue a dosagem para três meses de tratamento, para evitar novas idas ao hospital.

Quem faz a quimioterapia injetável e precisa comparecer ao setor está sendo monitorado com antecedência. “Fazemos uma triagem por telefone no dia anterior ao procedimento verificando se ele ou alguém próximo teve sintomas gripais. Se a resposta for sim, avaliamos com o oncologista se ele precisa comparecer naquela data. Se precisar, ele fará a químio em isolamento”, explica Nara.

Os horários estão mais espaçados para não ter muitos pacientes na sala e é respeitada a distância de 1,5 metro entre eles.

A médica explica ainda que quem precisa de atendimento por intercorrências está sendo orientado a ir diretamente ao setor de Quimioterapia para ser avaliado. “Mas, se for caso suspeito de Covid, o paciente precisa seguir o protocolo de atendimento do hospital, na triagem especial”, explica.

Radioterapia

Os pacientes que fazem radioterapia, um procedimento ambulatorial, normalmente, não são imunossuprimidos. Dessa forma, devem tomar as precauções normais para prevenção ao Covid-19:

1) Evitar contato com outras pessoas (beijo, abraço e aperto de mãos).

2) Higienizar as mãos com álcool ou água e sabão.

3) Evitar situações de aglomeração.

4) Evitar contato com pessoas com sintomas gripais.

5) Ir ao tratamento com máscara

Já os pacientes que fazem quimioterapia concomitante a radioterapia precisam redobrar a atenção, já que são considerados de maior risco, assim como os portadores de cânceres hematológicos (leucemia, linfoma e mieloma múltiplo). E também os submetidos a transplante de medula óssea e os que usam medicações imunossupressoras (como aqueles pacientes que fizeram transplante renal ou de fígado, por exemplo).

Para esses pacientes, é reservado um horário especial na clínica, para que possam ficar isolados. “Alteramos a agenda, espaçando mais os horários para que a limpeza na sala de tratamento seja mais rigorosa”, destaca Tatiana.

A orientação é para que só venham com acompanhante as pessoas idosas ou debilitadas. “Até o nosso Sino da Vitória teve mudanças. Os pacientes que recebem alta do tratamento e querem tocá-lo são orientados a não comemorar com abraços e beijos, como fazíamos antes”.

Alguns tratamentos, como para câncer de mama, por exemplo, estão sendo fracionados de maneira que seja diminuído o tempo de duração. “É o que chamamos de hipofracionamento. Usamos uma dose maior por dia, com menos dias de tratamento. Por exemplo, em vez de 25 dias úteis, podemos realizá-lo em 15 dias. Isso, claro, para pacientes aptos a fazer dessa forma”, salienta Tatiana.