Laboratório Genos realiza exame para detecção do coronavírus

08/05/2020

tamanho do texto

O Laboratório de Diagnóstico Genético Genos agora está habilitado para fazer o exame RT-PCR para diagnosticar o coronavírus (Covid-19). Para ter acesso ao exame, é necessário um encaminhamento de um médico infectologista. "Este exame deve ser feito em pessoas que estão apresentando sintomas da doença, pois ele consegue atestar se o vírus está circulante no organismo naquele momento", explica Lívia Nardi, uma das diretoras do laboratório.

Considerado o teste padrão ouro para a Covid-19 no país e no mundo, o ensaio molecular dificilmente apresenta falsos negativos. Porém, é preciso critério para realizá-lo, já que ele atesta a presença do vírus no momento da coleta. "No caso dos pacientes assintomáticos, o ideal é que o exame seja feito apenas naqueles que tiveram contato com pessoas contaminadas e que testaram positivo", salienta Lívia.

A coleta do material é feita no próprio Laboratório Genos, localizado no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), do terceiro ao 10º dia do início dos sintomas. Para isso, é feito swab da nasofaringe e orofaringe (o material é colhido diretamente na mucosa do nariz ou da faringe com o uso de uma haste flexível). O exame detecta o RNA viral do coronavírus circulante no organismo.

O resultado sai em três dias e auxilia a aplicação da conduta médica apropriada: internação, isolamento social ou outro procedimento pertinente para o caso, de acordo com o parecer do médico.

Telefone para mais informações: 3235-3373.