Hospital Unimed Bauru realiza cirurgia bariátrica inédita com auxílio do robô

26/08/2020

tamanho do texto

Neste final de semana, foram realizadas, no Hospital Unimed Bauru, as três primeiras cirurgias bariátricas feitas por um robô. O procedimento robótico é inédito na cidade e foi considerado um sucesso pela equipe que o realizou. "Os pacientes tiveram alta hospitalar apenas dois dias após a cirurgia", explica o cirurgião do aparelho digestivo, Paulo Pittelli, responsável pelas cirurgias.

Ele utilizou a tecnologia do robô Da Vinci Xi, disponível no HUB, e que já vinha sendo utilizada para cirurgias urológicas. Equipado com quatro braços totalmente automatizados, ele é comandado pelo médico de maneira remota, através de controladores tipo "joystick". Este sistema reproduz os movimentos para os instrumentos robóticos, que se tornam mais precisos e podem alcançar áreas de difícil acesso ao punho humano.

Considerada um grande avanço na Medicina, a cirurgia robótica permite ao médico obter resultados ainda melhores, com menor manipulação da área a ser operada. "O tempo de cirurgia é menor, assim como o sangramento. Para o paciente, a recuperação é mais rápida e menos dolorida", destaca.

O médico acrescenta que a ideia é utilizar a tecnologia da robótica para outras cirurgias complexas, como as colorretais,o tratamento da endometriose profunda e as cirurgias oncológicas do aparelho digestivo.

 

Na foto, a equipe médica que realizou as cirurgias: Roberto Dagher, Helio Pires da Silveira Jr, Paulo Pittelli e Fernando Bray Beraldo