Hospital Unimed Bauru realiza primeira embolização por acesso radial

16/12/2020

tamanho do texto

Foi realizada, no último dia 7 de dezembro, no Hospital Unimed Bauru (HUB), a primeira embolização endovascular por acesso radial, uma técnica inovadora para tratamento de aneurisma cerebral. De acordo com o neurorradiologista Luís Henrique de Castro Afonso, responsável pelo procedimento, a cirurgia foi considerada um sucesso. "A cirurgia durou cerca de 30 minutos e a paciente teve uma excelente recuperação, com alta em 12 horas, e com apenas um curativo no punho”, explicou.

A cirurgia de aneurismas cerebrais por técnica endovascular é uma estratégia conhecida e validada, utilizada no mundo todo há mais de 20 anos. No Hospital Unimed Bauru é realizada há cerca de 10 anos. A diferença é que antes era feita pela coxa do paciente. “Essa nova via de acesso pelo antebraço tem sido usada pelos cardiologistas desde os anos 2000 e agora começamos a usá-la também em tratamentos de lesões cerebrais. Antes isso não era possível porque precisávamos de material adequado para o procedimento”, explicou o médico.

Como é feita a embolização?

O paciente recebe anestesia e um cateter é introduzido na artéria radial que fica no antebraço, direcionado ao crânio. No aneurisma são colocadas pequenas molas de platina (coils), fechando-o por dentro sem precisar abrir o crânio por cirurgia. “Este tratamento já é validado no mundo todo e no Brasil, e também está disponível na cidade de Bauru. A novidade é que ele não é feito mais pela coxa, mas pelo antebraço – pela artéria radial”, detalha o neurorradiologista.

Para o paciente, a vantagem é um menor risco de sangramento na coxa e maior conforto, pois poderá repousar sentado e também andar em poucas horas após a cirurgia. Como o procedimento é rápido - em média dura 1 hora - e o paciente geralmente tem boa recuperação, a alta hospitalar pode ocorrer no mesmo dia.

 

Na foto, o dr. Luís Henrique de Castro Afonso (direita) junto com a equipe que realizou o procedimento: Elisângela Jorge, Tânia Marquez, Eliane de Lima, Marlei Santos, Amanda Afonso, Andréia Silvestrini e Silvana Giraldi