Unimed Bauru entra na guerra contra o mosquito da dengue em parceria com a Prefeitura

17/02/2021

tamanho do texto

A Unimed Bauru lançou na manhã desta quarta-feira, dia 17 de fevereiro, o Programa Big Busca Bauru, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os diretores da cooperativa receberam a prefeita municipal, Suéllen Rosim, e o secretário de Saúde e vice-prefeito, Orlando Costa dias, no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), para apresentar a campanha à imprensa.

O presidente da Unimed Bauru, Emerson Luiz Cardia de Campos, ressaltou que o programa já existe há 9 anos e que a cooperativa apenas aguardava o Poder Público para retomá-lo. "Nós sempre estamos à disposição para ajudar o Poder Público. Somos uma empresa que já está há 50 anos na cidade e temos uma preocupação com toda a população, com a sociedade em que estamos inseridos. Achamos relevante promover ações que tornem a cidade um lugar melhor para se viver", destacou.

Dessa maneira, a cooperativa está engajada em mais uma ação de grande importância para o município. "A dengue é uma doença que sempre volta à cena, que costuma atingir uma grande parcela da população e que, em alguns casos, pode ser fatal. Temos que investir na prevenção", salientou.

O objetivo do Big Busca Bauru é eliminar os criadouros do Aedes aegypti, mosquito que pode transmitir a dengue e outras doenças igualmente preocupantes, como a Chikungunya e a Zika . Para isso, irá viabilizar, junto com a prefeitura, um mutirão para recolher objetos inservíveis pelos bairros com maior incidência da doença.

As regiões prioritárias para a campanha são noroeste e oeste, baseado em dados da vigilância epidemiológica. Por isso, bairros como Jardim Bela Vista, Vila Lemos, Vânia Maria, Santa Edwirges, Parque Jaraguá, Jardim Petrópolis, Parque Roosevelt,  Fortunato Rocha Lima, Nova Esperança e Vila Dutra estão no foco dessa ação neste momento.

A Unimed Bauru irá entrar com o aporte financeiro pra custear combustível para os caminhões e as refeições para os trabalhadores que estarão atuando no mutirão, além da publicidade e divulgação da campanha.

A ideia é incentivar a população a promover limpeza em suas residências, eliminando todos os objetos que possam se tornar potenciais criadouros do mosquito. No dia previsto para a coleta em cada bairro, esse material deverá ser colocado na calçada para ser recolhido pela Prefeitura.

 

Evite a proliferação do Aedes!

Com o início da temporada das chuvas de verão, a proliferação do mosquito é favorecida porque há mais focos de água limpa e também pelas altas temperaturas da estação. Os ovos, que levam em média cerca de sete dias para se transformar, com o calor podem em apenas três dias passar do estado de larva para o de mosquito apto a picar e transmitir a dengue.

O ciclo da contaminação e transmissão da dengue se completa quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa doente, se infecta e ao picar outra pessoa transmite o vírus que causa a doença. Por isso, mais do que investir em espantar o mosquito com repelentes, o ideal é não deixar que ele prolifere, eliminando os focos de procriação.

Programação do Big Busca Bauru

De 22 a 25/02 - Região do Bela Vista

- Pq. União                                                     

- Pq. Roosevelt

- Vila Seabra

- Vila Lemos

-Jd. Petrópolis

- Jd. Vania Maria

Dias 26/02 e 01/03 – Região do Pq. Santa Edwirges

-Pq. Jaraguá                                                        

- Núcleo Fortunato Rocha Lima

- Núcleo 9 de Julho

02/03 e 03/03 – Região do Jardim Nova Esperança

- Jd. Prudência

- Jd. Andorfato                                               

- NúcleoBauru 16

- Núcleo Edson Francisco da Silva

04/03 –  Vila Dutra                     

05/03 – Região do Pq. Val de Palmas

- Pq. Santa Cândida                                          

- Pq. Real

- Vila Industrial

- Chácaras Cornélias

- Bosque da Saúde