Boletos falsos: Unimed Bauru alerta beneficiários sobre como evitar golpe

10/09/2021

tamanho do texto

A Unimed Bauru alerta seus clientes para ficarem atentos no momento de pagar os boletos do plano de saúde. Têm se tornado muito comum os casos de fraudes, em que golpistas enviam documentos como sendo da Unimed para o pagamento das faturas, o que acarreta em prejuízos diversos. “Por isso, é importante ter muita atenção na hora de realizar o pagamento do boleto bancário, checando todos os dados, como Razão Social e CNPJ”, explica o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho.

Os golpistas utilizam diversos recursos para enganar as pessoas, como ligações, e-mails, sites, boletos, mensagens e links falsos. Assim, a pessoa acredita que está pagando o boleto, mas na verdade está transferindo dinheiro para os golpistas. “Nos últimos meses, temos intensificado nossas campanhas de alerta, para munir nossos beneficiários de informações e evitar que eles tenham esse tipo de problema”, esclarece o presidente da Unimed Bauru.

Uma atitude que deve ser adotada é a verificação da linha digitável do documento, que deve ser iniciada com o código de um desses bancos: 237 (Bradesco) ou 748 (Sicredi). Caso o código esteja diferente, o pagamento não deve ser efetuado e o beneficiário deve entrar em contato imediatamente com o setor Financeiro da Unimed Bauru, pelo telefone (14) 3235-3313.

O presidente explica ainda que os últimos números do código de barras devem ser idênticos ao valor do documento. “Se o valor da cobrança não coincidir com a última numeração do código, é bem provável que o boleto seja falso. Outra orientação é verificar se seus dados estão corretos, como nome completo, CPF, endereço e valores”, alerta Agostinho.

Uma das checagens mais importantes é com relação ao nome de quem vai receber o pagamento. O cliente deve se atentar para a Razão Social, o CNPJ e o endereço: Unimed Bauru Cooperativa De Trabalho Médico – CNPJ 44.456.036/0001-50 – Rua Gustavo Maciel, 11-30, Centro, Bauru/SP, disponibilizados no boleto.

“Uma alternativa é realizar os pagamentos por aplicativos de Banco e Internet Banking, já que assim é possível conferir os dados de quem receberá o crédito antes de finalizar o pagamento”, reforça o presidente da Unimed Bauru.

Outra instrução do presidente é não pagar os boletos com descontos ou abatimentos, sem que a negociação tenha ocorrido com a Unimed. “Evite também a impressão de boleto. É muito comum golpistas utilizarem softwares específicos para conseguir fraudar o documento no momento da impressão. Caso opte por imprimir, o cliente deve manter o antivírus do computador sempre atualizado para evitar cair nesse tipo de golpe”.

Ele reforça ainda que em hipótese alguma o cliente deve buscar pelo boleto via Google. “Não se deve procurar como ‘boleto Unimed’ ou ‘2ª via de boleto Unimed’ no site de busca. Isso é uma porta aberta para o golpe”, relata.

Atualmente, os boletos da Unimed Bauru estão sendo disponibilizados para os clientes de diversas formas: através de envio da primeira via para a residência do beneficiário via Correio; por e-mail, mas apenas quando solicitado pelo cliente ao departamento Financeiro da cooperativa; via Portal do Beneficiário (www.unimedbauru.com.br) e Aplicativo Unimed SP Cliente. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com o setor Financeiro da Unimed Bauru  através do número (14) 3235-3313.

 

Legendas:

 

Na foto, o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho

 

Na arte, veja quais os campos devem ser checados atentamente antes do pagamento