Mobilização precoce em pacientes da UTI é tema do 1º Encontro de Fisioterapia Hospitalar do Cehub

15/10/2021

tamanho do texto

O desenvolvimento de fraqueza generalizada em pacientes críticos é uma complicação recorrente nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Por ficar muito tempo imobilizado, o paciente apresenta redução da força muscular, risco de infecções e até pode ter seu tempo de desmame elevado, permanecendo por mais tempo internado.

A fisioterapia é usada nesses pacientes como recurso para prevenção da fraqueza muscular, hipotrofia e recuperação da capacidade funcional. E, ao se utilizar dessa terapia de forma precoce, o profissional pode auxiliar na recuperação física e psicológica do paciente.

Dentro dessa premissa, o Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru (Cehub), juntamente com a Unimed Bauru, irá realizar o 1º Encontro de Fisioterapia Hospitalar, com o tema "Mobilização Precoce", nos dias 6 e 7 de novembro, das 13h às 18h (no sábado) e das 8h às 18h (no domingo), no auditório localizado no Hospital Unimed Bauru (HUB).

O evento, voltado para fisioterapeutas e nutricionistas, será ministrado pelo fisioterapeuta e professor Ivens Willians Silva Giacomassi, uma das referências no assunto no País. Ele é formado em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e tem especialização em Fisioterapia em Hospital Geral, em Fisiologia do Exercício e em Fisioterapia em Terapia Intensiva.

"O curso irá acrescentar conhecimento na melhoria dos protocolos de mobilização e mostrar a importância de se mobilizar o paciente crítico de forma segura, devolvendo-o com a melhor capacidade funcional após sua alta hospitalar", explica a coordenadora do evento, Paola Scandolo de Mello, fisioterapeuta do Hospital Unimed Bauru (HUB).

Informações e inscrições: (14) 3103-2144/(14) 99607-3652/(14) 99683-5956. E-mail: cehub@hub.unimedbauru.com.br.

O auditório do Cehub fica na Av. Dr. Arnaldo Prado Curvello, 110 - Quadra 10 - Parque Santa Terezinha, Bauru - SP.