Hospital Unimed recebe Certificação ONA - nível II

06/01/2011

tamanho do texto

O Hospital da Unimed Bauru recebeu a qualificação como Instituição Acreditada Plena – nível II, concedida pela Organização Nacional de Acreditação – ONA, que tem por objetivo geral promover a implantação de um processo permanente de avaliação e de certificação da qualidade dos serviços de saúde, permitindo o aprimoramento contínuo da atenção, de forma a melhorar a qualidade da assistência, em todas as organizações prestadoras de serviços de saúde do País.

A avaliação do hospital foi feita pela empresa GL Germanischer Lloyd Industrial Services do Brasil Ltda. que posteriormente elaborou um laudo com diagnóstico para futura acreditação. Para isso, foram considerados valores como a credibilidade, legitimidade, qualidade, ética e resultado. Com a qualificação o hospital coloca Bauru como a quinta cidade em que hospitais da Unimed possuem o respectivo selo, somando-se as cidades de Franca, Limeira, Sorocaba e o Hospital Santa Helena da Unimed Paulistana.

Os auditores da ONA estiveram no HUB, oportunidade em que avaliaram os itens exigidos para a certificação, envolvendo todos os setores do hospital.

A acreditação do hospital representa, na opinião do presidente da Unimed Bauru, médico Ajax Rabelo Machado "um grande avanço no desenvolvimento da saúde especialmente por tratar-se da confiança e credibilidade que oferecemos aos nossos clientes. Durante esses 12 anos em que inauguramos o hub, temos trabalhado para conquistar resultados positivos quanto a excelência no atendimento, através de todos os recursos tecnológicos disponíveis para os diagnósticos médicos e a humanização da relação médico-paciente. Para isso contamos com um corpo clínico de cooperados que abrange todas as especialidades médicas, bem como, colaboradores de alto nível na linha de frente do atendimento e no suporte técnico burocrático".

O Hospital da Unimed foi inaugurado em 22 de outubro de 1999, com o serviço de maternidade e hoje, atende em todas as especialidades. Atualmente, são oferecidos 197 leitos para internação, 39 leitos ambulatoriais, 1200 internações/mês, 900 cirurgias/mês, seis mil atendimentos/mês no PA, e o trabalho de 800 colaboradores.

A superintendência do HUB prioriza o gerenciamento sustentável desenvolvendo ações de sustentabilidade e responsabilidade sócio ambiental. A meta para o futuro é obter a Acreditação Excelência, o máximo concedido pela ONA.

. O PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

Nos dias 08, 09 e 10 de dezembro de 2010, o HUB recebeu a visita de quatro auditores: o avaliador-líder Nairson de Oliveira, e as avaliadoras Dra. Débora Maria Andrade, Elenice Gomes Pacheco e Ana Tucunduva Cardoso, que analisaram todos os procedimentos realizados pelo hospital. A norma utilizada no processo de avaliação foi a NA2 – Avaliação de Organizações Prestadoras de Serviços Hospitalares – cujo objetivo é garantir a padronização do processo de avaliação desenvolvido pelas Instituições Acreditadoras. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é parceira da ONA, o que garante um melhor desenvolvimento no sistema de acreditação.

Este selo da qualidade é resultado do esforço de profissionais de todos os setores e terceiros, trabalhando unidos para esta vitória.

A ONA é uma organização não governamental caracterizada como pessoa jurídica de direito privado sem fins econômicos, de direito coletivo, com abrangência de atuação nacional.