Unimed Bauru passa a contar com serviço de atendimento exclusivo para autistas

tamanho do texto

A Unimed Bauru inaugura amanhã, 6 de abril, no Centro de Diagnóstico Unimed (CDU), o Serviço de Atendimento Referenciado em Autismo (S.A.R.A.), um espaço inovador, totalmente equipado e projetado para atender demandas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) até 17 anos. "Estamos colocando à disposição dos nossos beneficiários mais um serviço de excelência, desenvolvido para ser referência em sua área de atendimento, com profissionais capacitados e estrutura moderna e adequada", destaca o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho.

O paciente será atendido por uma equipe interdisciplinar das áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Neuropsicologia e Terapia Ocupacional, com intervenções pautadas em diferentes abordagens, tais como: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Terapia Snoezelen, Integração Sensorial, Ludoterapia, Bobath, Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) e Modelo TEACCH.

No S.A.R.A., a estrutura física é uma atração à parte. Com um projeto inovador e voltado para as necessidades das pessoas com TEA, o setor possui paredes coloridas, com elementos apropriados e estímulos indicado às crianças.

A Sala para Terapia Snoezelen, por exemplo, é um espaço multissensorial que visa a estimulação e a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. O ambiente está equipado com projetores, fibras óticas, colunas de bolhas de água, piscina de bolinhas, entre outros recursos.

Há ainda uma sala com objetos que simulam um supermercado; espaço de reabilitação; auditório; sala de reunião; copa disponível para o uso das famílias e consultórios dos especialistas.

As salas de atendimento contam com janelas com vidro espião, de modo que os pais e/ou cuidadores possam acompanhar os atendimentos quando indicado, além de receberem orientações e treinos para o desenvolvimento de habilidades de seus filhos.

Como vai funcionar?

Após encaminhamento feito por um médico especialista, o paciente passará por uma avaliação inicial com a equipe, na qual será definido o seu projeto terapêutico individualizado. "Nosso propósito é gerar autonomia para a criança e promover integração social, tudo pautado nos mais atuais modelos terapêuticos existentes", destaca a coordenadora do Serviço, Fabiane Gonçalves Macedo Ruiz.

A equipe de trabalho recebeu orientação e treinamento para receber as famílias de forma acolhedora. "Todos os nossos profissionais são altamente qualificados em suas áreas de atuação e receberam rigoroso treinamento sobre as estratégias e a aplicação da Análise do Comportamento Aplicada", destaca Fabiane.

O S.A.R.A. está localizado no terceiro andar da Ala Verde do CDU (no prédio do Centro Médico). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (14) 3235-3340 e (14) 2106-3340.