Hospital Unimed Bauru promove conscientização sobre a importância da higienização das mãos

20/05/2022

tamanho do texto

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Unimed Bauru (HUB) realizou uma série de ações no começo deste mês em alusão ao Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio.

A data, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo reforçar a conscientização sobre este ato que pode salvar vidas.

“A higienização das mãos é sempre preconizada nos nossos protocolos internos, como uma medida essencial para prevenir e controlar infecções. Depois de enfrentar dois anos de pandemia, ficou ainda mais claro o efeito positivo que ela traz para a saúde e estamos sempre relembrando os nossos colaboradores, cooperados e público interno do hospital sobre a forma correta de manter a higiene das mãos”, explica o médico infectologista Edson Carvalho de Melo, que coordena a equipe de controle de infecção no HUB.

 As atividades ocorreram nos dias 5 e 6 de maio, com o tema "Quando seu olhar muda, o mundo muda". A equipe do SCIH criou uma espécie de boxe, decorado com figuras de bactérias e frases, feitos com tinta invisível, que eram vistos somente com luz negra.

“A ideia foi conscientizar que as bactérias e vírus estão presentes no nosso ambiente mesmo quando não as vemos e, por isso, é importante que higienizemos as mãos corretamente e frequentemente”, salientou a Enfermeira Juliana Aoki, responsável pela campanha e integrante da equipe do SCIH.

 Sabe-se que a higiene das mãos é fundamental para a prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS). Esta prática, de alcance universal da saúde, é baseada nas melhores evidências e com impacto comprovado na qualidade do atendimento e segurança do paciente em todos os níveis do sistema de saúde. A adequada higienização das mãos contribui para prevenir e controlar infecções relacionadas à assistência à saúde e deve ser realizada:

 – antes de tocar o paciente;

– antes da realização de procedimento limpo/asséptico;

– após o risco de exposição a fluidos corporais ou excreções;

– após tocar o paciente;

– após tocar superfícies próximas ao paciente.