Unimed Bauru entrega fraldas geriátricas doadas para Vila Vicentina

20/09/2012

tamanho do texto

A diretoria da Vila Vicentina recebeu as doações de fraldas geriátricas arrecadadas nas inscrições do Simpósio de Farmácia “Atitude Farmacêutica: faz a diferença na assistência ao paciente”, realizado no Hospital da Unimed Bauru. Foram 107 pacotes, somando cerca de 1.300 unidades.
As inscrições para o evento foram gratuitas, sendo solicitada apenas a doação de fraldas geriátricas, que foram entregues à Vila Vicentina. O simpósio foi uma iniciativa da Farmácia do Hospital Unimed e reuniu cerca de 150 profissionais de várias cidades no mês passado no Centro de Estudos da unidade em agosto passado.
Ao visitar a entidade para fazer a entrega das doações, o gerente de Assistência Farmacêutica do Hospital Unimed Bauru, Alessandro Fogeti, e a coordenadora da Farmácia da unidade, Leila Abruceze, foram recebidos pelos voluntários que respondem pela diretoria da Vila Vicentina. Eles puderam visitar as instalações e conhecer o atendimento desenvolvido no local.

 

Doações bem-vindas

O atendimento aos idosos da Vila Vicentina depende em grande parte de doações. Apenas os valores repassados em convênios com os governos Federal e Estadual e o Município não são suficientes. O evento anual Churrasco Vicentino arrecada verba para investimentos, como a reforma dos pavilhões. Doações em dinheiro e em objetos, roupas e alimentos garantem a sobrevivência do local.
Os gastos são elevados principalmente por conta do atendimento especializado necessário para os idosos. Só em fraldas, a demanda é de cerca de três mil unidades ao mês, segundo diretores. Tanto que há uma fábrica instalada na Vila para produzir o que é utilizado. “Com a doação da Unimed conseguimos economizar no material que utilizamos e podemos usar os recursos para os outros gastos”, diz o presidente da entidade, o voluntário Nilson Dias.
Segundo os diretores da Vila Vicentina, as doações são muito bem-vindas e ajudam na manutenção dos 40 idosos que hoje vivem na instituição. Além deles, um grupo de dez pessoas é atendido em um esquema de semi-internato, por meio de uma parceria com a Prefeitura de Bauru. Elas ficam apenas durante o dia e dormem com suas famílias.
Uma das maneiras de também ajudar a Vila Vicentina a doação de valores. As doações de alimentos, roupas, utensílios domésticos, móveis e eletrodomésticos são outra fonte de renda. O que é recebido passa por triagem e principalmente alimentos e roupas são aproveitados. O restante é transformado em valores com a venda no bazar que a entidade realizada todas as quintas e sextas-feiras, das 9 às 16 horas, no próprio local.
Até a doação de materiais de construção é bem-vinda. Uma das metas dos voluntários da atual diretoria é a reforma dos pavilhões que hoje não se adequam às necessidades e por isso não permitem que mais pessoas sejam atendidas pela Vila Vicentina. Apenas dois dos pavilhões (um feminino e outro masculino) e a cozinha já estão dentro das condições previstas pela Resolução da Diretoria da Agência Nacional Vigilância (a RDC 283), que legisla sobre o funcionamento das casas de repouso e casas de assistência a idosos.

Serviço


Quem quiser ajudar como voluntário ou com doações para a Vila Vicentina pode entrar em contato pelo telefone (14) 3103-0055.