Unimed Bauru alerta clientes sobre e-mail falso em nome da cooperativa

28/07/2022

tamanho do texto

A Unimed Bauru recebeu, na manhã desta quinta-feira, diversas manifestações de clientes relatando o recebimento de um e-mail com conteúdo fraudulento. A ação estaria acontecendo em todo o Brasil, com um derrame de mensagens falsas para clientes empresariais da cooperativa.

O e-mail falso em nome da Unimed tem como remetente o endereço  relacionamento@unimedcop.org.br, que não é de domínio da cooperativa. O conteúdo simula o envio de um documento digital DocSign e solicita que o usuário clique para assiná-lo. Trata-se de uma ação criminosa com o objetivo de invadir e infectar os dados dos destinatários. "Fomos informados por alguns clientes sobre o recebimento dessa mensagem e imediatamente alertamos nosso departamento de Tecnologia da Informação e Compliance para tomar providências", frisa o presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho.

Foram feitas ações de Marketing visando alertar os clientes empresariais, beneficiários, colaboradores e cooperados sobre o conteúdo. Entre elas, dicas para se proteger desse tipo de fraude:

- Antes de clicar em um link, verifique se é proveniente de uma fonte confiável

- Certifique se o destino é o mesmo do que está sendo divulgado. Para realizar essa conferência, passe o cursor do mouse sobre o link, dessa forma aparecerá o link verdadeiro e não o que está digitado na mensagem. Se o link não coincidir com o que você esperava receber, descarte a mensagem

- Os e-mails do remetente e resposta ao remetente são diferentes? Se for, desconfie

- Redobre a atenção em mensagens que possuem senso de urgência ou que tenha links e anexos

- Em caso de dúvida, nunca execute qualquer procedimento descrito em e-mails suspeitos.