Subcomitê de PA da Unimed do Brasil avalia experiências em Bauru

12/06/2013

tamanho do texto

Como gerir os Prontos Atendimentos do Sistema Unimed equilibrando qualidade, cumprimento da legislação e ótimos resultados para pacientes e médicos deu o norte da reunião do Subcomitê de PA da área de Recursos e Serviços Próprios  da Unimed do Brasil, realizada em 11 de junho, na cidade de Bauru. Mais de trinta profissionais de cooperativas médicas de várias partes do País estiveram no Centro de Estudos do Hospital Unimed Bauru para compartilhar experiências.
Pela primeira vez em Bauru, a reunião do Subcomitê de PA trouxe para a cidade profissionais do Sistema Unimed de várias regiões do Estado e também de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Sob  a coordenação  do dr. Roberto Anovazzi (Unimed Ribeirão) e da enfermeira Cláudia Maria Bittencourt, da Unimed do Brasil, o evento foi aberto pelo superintendente do Hospital Unimed Bauru, Dr. Ajax Rabelo Machado, que falou sobre a unidade e a realidade dos PAs Adulto e Infantil próprios. As Unimeds de Ribeirão Preto, Santa Bárbara D’Oeste/Americana e Marília também apresentaram os indicadores de gestão de seus prontos atendimentos e compartilharam suas experiências.
A avaliação dos participantes foi de que os indicadores são bastante próximos. Assim como os desafios de gestão dos PAs também são parecidos, variando de acordo com o tamanho da estrutura de cada Unimed. Um dos temas discutidos foi a necessidadede unificar um entendimento sobre acolhimento e classificação de risco dos pacientes atendidos. Outro ponto foi a implantação dos protocolos clínicos para PA e as estratégias para sua implantação.
 
Visita
Os participantes do Subcomitê fizeram também uma visita técnica ao Hospital Unimed Bauru e conheceram a estrutura da unidade que passa por ampliações e é uma referência no atendimento. Atualmente, o Hospital Unimed Bauru recebe com frequência pacientes de Unimeds de várias regiões de São Paulo e até de outros Estados para atendimento em várias especialidades. O serviço de Hemodinâmica, por exemplo, conta com equipamento de última geração e equipes que realizam procedimentos vasculares cardíacos e neurológicos de alta complexidade. O serviço de Terapia Antineoplásica (Quimioterapia) também possui excelência.
Ainda foi discutida em Bauru a pauta do próximo encontro do Subcomitê, que será em outubro na cidade de São Paulo. As Unimeds de Belo Horizonte, Ponta Grossa e Petrópolis apresentarão seus indicadores de PA. A classificação de risco para triagemde pacientes e os protocolos de atendimento serão outros temas em discussão.