BIG BUSCA BAURU: mobilização contra a dengue reúne Unimed, Câmara, Prefeitura Municipal

13/12/2013

tamanho do texto

A Unimed Bauru lançou na manhã desta sexta-feira (13/12/2013) a campanha contra a dengue para o Verão 2014. Representantes dos veículos de comunicação da cidade foram recebidos pelos diretores da cooperativa e membros da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto foi apresentado pela equipe de Marketing da Unimed ao lado do presidente, dr. Orlando Costa Dias, e o vice-presidente, dr. Roberson Antequera Moron. Desta vez, além de conscientizar sobre os perigos da doença, o foco estará em ações de combate ao mosquito transmissor.
Com o mote Big Busca Bauru, a Unimed fechou parceria com Câmara e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, para mobilizar a comunidade para eliminar criadouros do Aedes aegypti. Ao lado da campanha publicitária para todos os veículos de comunicação, a área de Marketing desenvolveu ações práticas para que a população faça a busca ativa dos criadouros do transmissor da dengue. Por isso o mote Big Busca Bauru, em que o Aedes está na mira e depende de cada cidadão acabar com o mosquito: Big Busca Bauru – A dengue está no paredão. Só você pode eliminar!
Com o início da temporada das chuvas de verão, a proliferação do mosquito é favorecida porque há mais focos de água limpa e também pelas altas temperaturas da estação. Os ovos, que levam em média cerca de sete dias para se transformar, com o calor podem em apenas três dias passar do estado de larva para o de mosquito apto a picar e transmitir a dengue.
O ciclo da contaminação e transmissão da dengue se completa quando a fêmea do mosquito pica uma pessoa doente, se infecta e ao picar outra pessoa transmite o vírus que causa a doença. Por isso, mais do que investir em espantar o mosquito com repelentes, o ideal é não deixar que ele prolifere, eliminando os focos de procriação.
Ações práticas da Big Busca Bauru
Caminhão BBB – caminhões percorrerão áreas críticas da cidade, a partir de mapeamento da Secretaria Municipal da Saúde. Inicialmente serão três setores, que englobam regiões onde há mais focos do mosquito da dengue.  Anúncios na imprensa avisarão a população sobre o arrastão para coleta de material que acumule água e material que possa servir de criadouro para o Aedes aegypti. Folhetos informativos sobre a dengue alertarão sobre o perigo da doença, o contágio e o tratamento.
Primeira fase do Caminhão BBB: 16 a 20/12/2013. Equipe de 125 pessoas do Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria das Administrações Regionais (Sear).
Serão cinco caminhões percorrendo as regiões, no período das 8 às 14 horas, durante o mutirão para recolhimento de utensílios que possam ser criadouros para o mosquito. Os agentes abordarão os moradores pedindo para que os entulhos sejam retirados das casas. Os caminhões acompanharão as equipes recolhendo o material.
Cronograma dos bairros:
Segunda-feira (16/12) – Ipiranga e Jardim Ouro Verde.
Terça-feira e quarta-feira (17 e 18/12) – Vila Industrial, Parque Viaduto, Parque Santa Cândida, Vila Dutra, Parque Jaraguá, Santa Fé, Núcleo Fortunato Rocha Lima e Parque Roosevelt.
Quinta-feira (19/12) – Pousada da Esperança I e II e Vila São Paulo.
Sexta-feira (20/12) – Presidente Geisel, Jardim Redentor e Jardim Carolina.
Caçamba BBB – a partir de janeiro, caçambas serão colocadas em pontos estratégicos de bairros considerados com maior potencial de criadouros do mosquito Aedes aegypti para recolhimento de entulho. Agentes de saúde ficarão nestes locais orientando a população sobre a prevenção contra a dengue e entregando material informativo. O material coletado terá destinação correta pela Prefeitura. Campanha Big Busca Bauru – peças publicitárias para mídias diversas (rádio, televisão, jornal impresso, revistas, outdoor, carros de som e internet) terão como foco mobilizar a população para a busca ativa e eliminação dos criadouros do mosquito.
Haverá material adicional, na forma de livretos, panfletos, peças educativas, como jogos infantis e calendários, alertando a população para o perigo da dengue e informando sobre os cuidados, sintomas e tratamento.