Simulação de emergência no Hospital Unimed Bauru tem foco de incêndio, vítimas e carro do Corpo de Bombeiros

03/01/2024

tamanho do texto

Caminhão do Corpo de Bombeiros chegando, sirene disparada, evacuação do prédio e resgate de vítimas. Esse foi o roteiro do Simulado de Abandono Geral do Hospital Unimed Bauru (HUB), ocorrido na tarde dessa quinta-feira, dia 28 de dezembro. O objetivo foi realizar um procedimento o mais próximo possível de uma situação real, como forma de treinamento para os colaboradores, brigadistas, médicos e acompanhantes de pacientes. “Ao longo do ano, tivemos os simulados setoriais, para promover o treinamento por partes, ensinando a todos onde estão localizadas as saídas de emergência e como se portar diante de uma situação real. Hoje foi feito o trabalho final, envolvendo todas as áreas”, explicou Lucimeire Mussi Nascimento, gerente do Saúde Ocupacional Unimed (SOU) e dos Serviços Especializados em Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt).

Às 15h, o exercício teve início, com o primeiro alarme sendo disparado. Esse foi o sinal para a Brigada de Emergência se reunir e iniciar a evacuação por setores: prédio administrativo, Farmácia, Pronto Atendimento Adulto, etc.

Com calma e de forma organizada, os colaboradores saíram do prédio e se reuniram no lado externo, em pontos de encontro pré-determinados. Na sequência, um caminhão do Corpo de Bombeiros entrou no HUB, com a sirene ligada. “Simulamos um foco de incêndio no almoxarifado e tanto nossos brigadistas quanto os bombeiros, usaram mangueiras para apagar o fogo”, disse Lucimeire.

Três voluntários atuaram como vítimas e foram resgatados do fogo, sendo encaminhados diretamente para o Pronto Atendimento (PA Adulto). Com isso, também foi realizado o treinamento das equipes de enfermagem no socorro aos casos urgentes.

Todas as manobras foram acompanhadas por integrantes da Rede Integrada de Emergência de Bauru e região (Rinem), que observaram e avaliaram como positivo o trabalho dos brigadistas do HUB. A Rede tem como objetivo unir as brigadas de emergência das empresas, conjugando esforços com o Corpo de Bombeiros nas ações preventivas e efetivas em possíveis sinistros de grande porte. Essa união de forças garante maior eficiência e conhecimento técnico no atendimento de situações emergentes.

Os pacientes não foram envolvidos na simulação, porém, os brigadistas identificaram todos com um adesivo verde, demonstrando que, numa situação real, eles teriam sido retirados do recinto. “Para não colocá-los em riscos, optamos por não envolvê-los na simulação. Porém, eles foram identificados no momento da ação, demonstrando que teriam sido retirados caso fosse uma situação real”, explicou a gerente do SOU e do Sesmt.

 

Toda a ação ocorreu em exatos 18 minutos e envolveu 40 brigadistas e 636 pessoas que estavam no HUB no momento. Destes, 194 eram pacientes que estavam internados e permaneceram em seu leito, sem a necessidade de retirada. Também não puderam sair, mas foram identificados e contabilizados no simulado 143 colaboradores que estavam em atendimento. Também participaram 67 acompanhantes.