Colaborador mais antigo da Unimed Bauru completa 50 anos de registro no Dia do Trabalho

03/05/2024

tamanho do texto

Parece coisa do acaso, mas o destino quis que o Dia do Trabalho fosse também a data comemorativa do mais antigo colaborador da Unimed Bauru. O gerente de Faturamento, Válter Higa, completou, neste dia 1 de maio, 50 anos de casa, uma vida inteira dedicada à cooperativa.

Para comemorar a data, a Diretoria da Unimed Bauru promoveu, na noite de quinta-feira, dia 2, uma homenagem especial ao colaborador. Foi realizado, no refeitório da Sede Administrativa, um churrasco para convidados, que rendeu muita emoção a todos os participantes. “O Válter é a síntese do bom profissional. Mas, mais do que é isso, ele é uma unanimidade entre os colegas. É gentil, generoso e uma pessoa conciliadora, que faz toda a diferença no ambiente de trabalho. É uma grande alegria comemorar com ele essa data especial”, frisou Marcus Vinicius Marques, presidente da cooperativa.

Válter ganhou diversos presentes, entre eles uma placa comemorativa e uma viagem para Porto Seguro, para descansar e recarregar as energias. Além de Marques, estiveram presentes no churrasco e vice-presidente da Unimed Bauru, Luciano Humberto Soares Camargo; o diretor administrativo Gregório de Lima de Souza; o ex-presidente da Unimed Bauru, Aparecido Donizeti Agostinho e o diretor superintendente do Hospital Unimed Bauru, Roberson Antequera Moron.

O diretor administrativo da Unimed Bauru, Gregório de Lima de Souza, destacou que comemorar um Jubileu de Ouro de um colaborador é algo raro e muito importante. “É uma jornada longa e que exige dedicação e amor. Vemos isso no Válter, uma pessoa comprometida e que, acima de tudo, ama o que faz. Ele é exemplo para nós, médicos cooperados, e para todos os colaboradores”, frisou.

Confira, na entrevista a seguir, um pouco da próspera trajetória de Válter Higa na Unimed Bauru:

P: Como começou a sua história com a cooperativa?

R: Começou no final de 1972. Na época, eu frequentava a Legião Mirim de Bauru como aprendiz e a Unimed solicitou um legionário para realizar serviços gerais. Eu fui o designado. Permaneci como legionário até abril de 1974. Fui registrado como funcionário em 01/05/1974.

P: Conte um pouco sobre como era a cooperativa na época em que você entrou.

  1. Ao me apresentar para o trabalho fui recepcionado pela secretaria (Edna) que me apresentou para os demais colaboradores e me explicou a finalidade da cooperativa, como eram desenvolvidos os trabalhos e qual seria minha função. O quadro de funcionários era composto por: 1 Gerente (Sylvio Francisco Ferraz Costa); 1 secretária (Edna); 1 Escriturário (Mauro); 1 auxiliar; 1 auditor médico; o serviço contábil e a área comercial/vendas eram terceirizados. O presidente era o Dr. Salvador Carlos de Almeida. A sede da Unimed era na rua Borba Gato esquina com a Rodrigues Alves, era onde funcionava a casa do médico, e a Unimed ocupava duas salas desse prédio.

P: Tem alguma história que você gosta de relembrar sobre o início de sua carreira?

  1. São muitas as passagens durante todo esse tempo, com muitas histórias dentro e fora do ambiente de trabalho; desde o início sempre construímos uma família aqui dentro, compartilhando momentos alegres e tristes. Gosto muito de conversar com os jovens que estão iniciando na Unimed, mostrando a eles a diferença daquela época e a de hoje, quando não existia computador, celular, internet, etc. Muitas vezes em conversa com os "mais antigos" relembramos de como desenvolvíamos os trabalhos comparando com hoje, quando usávamos calculadoras e máquina de datilografar. Provavelmente os jovens de hoje só vão encontrar estes equipamentos em museu.

P: O que a Unimed de Bauru representa para sua vida?

  1. Este é meu primeiro e único emprego; comecei a trabalhar na Unimed praticamente quando a cooperativa estava iniciando suas atividades em Bauru. Isto me proporcionou acompanhar todo seu desenvolvimento, crescimento, despontando como uma empresa de grande projeção na cidade e região. Me considero parte integrante de todo este processo e isto cria um vínculo profissional/afetivo muito grande que me deixa orgulhoso e feliz.